terça-feira, 6 de setembro de 2011

Feira do Livro reverencia Itália e Dulcinéia Paraense

      

   De 2 a 11 de setembro acontece a XV Feira Pan-amazônica do Livro. A poetisa Dulcinéa Paraense é a  homenageada na versão 2011 do evento que acontece no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, tendo a Itália como país convidado. A Feira Pan-amazônica do Livro é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura – Secult.
         A Feira volta o foco para seu objetivo principal: provocar no visitante o hábito da leitura.

Fonte: http://www.pa.gov.br/noticia_interna.asp?id_ver=83608


















São mais de 600 expositores, 85 mil títulos e 200 estandes, distribuídos nos 24 mil metros quadrados do Hangar - Centro de Convenções
Fonte: http://www.pa.gov.br/noticia_interna.asp?id_ver=83608



Nós, professores de Língua Inglesa, estivemos presentes em caravana, no sábado dia 03 de setembro, com apoio da Secretária de Educação, Profª. Nêga, representando o município de Breu Branco.


Saída dos Professores de Língua Inglesa para a XV Feira Pan-Amazônica do Livro

Familiares também acompanharam os Professores de Língua Inglesa

Entrada da Feira do Livro

País homenageado - Itália

O Teatro também fez parte das programações


Representações baseadas na cultura italiana




QUEM É DULCINÉIA LOBATO PARAENSE





  
              Dulcinéa Paraense é a escritora homenageada da XV Feira Pan-Amazônica do Livro. Nascida em Belém, em 2 de janeiro de 1918, ela estudou na escola de aplicação Professora Serra Freire (anexa à Escola Normal) e cursou Direito na época em que Francisco Paulo Mendes (1910-1999) – que se tornaria uma espécie de mentor da juventude intelectualizada da capital paraense – ainda era secretário da Faculdade. Dulcinéa ensinou por algum tempo no Colégio Progresso Paraense. Como jornalista, trabalhou na redação de O Estado do Pará e em Terra Imatura, e tinha uma coluna, como crítica de arte, na Folha do Norte. Poemas seus também foram publicados em outras revistas que circulavam na cidade: Guajarina (de Francisco Lopes), A Semana (de Ernestino Sousa Filho), Pará Ilustrado (de Edgar Proença), Brasileis (de Sílvio Meira), todas mensais, com exceção de A Semana. O décimo terceiro número da Terra Imatura (ano 3, dezembro de 1940) estampa uma lista de poetas, com o título de "Poetas modernos da Amazônia", entre os quais estão Dulcinéa Paraense. No fim dos anos 1930, em Belém, Dulcinéa Lobato Paraense era conhecida como poeta, declamadora e cantora lírica (ela mesma acompanhava-se ao piano). Conta, com certo orgulho, que estudou canto com Marcelle Guamá (1892-1978). Teve uma juventude cercada de poetas e escritores, no meio do movimento intelectual da Belém daquela época. Em 1940, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde fixou residência. Trabalhou no Instituto do Açúcar e do Álcool e, mais tarde, foi Procuradora na Superintendência de Serviço de Previdência Social (SUSERPS), por onde se aposentou. Tendo publicado poemas nas revistas paraenses daquela época, Dulcinéa nunca lançou um livro. O trabalho da poeta é referência entre os modernistas paraenses. Entre os seus mais belos e lembrados poemas estão "O destino do silêncio", "Símbolo" e "Retrato".



 





 
          A influência Italiana na cultura paraense e no cotidiano da cidade pode ser percebida principalmente em seus prédios históricos, em sua maioria, projetados e construídos por Antonio Landi. Landi assina obras como a Catedral de Belém, a Casa das Onze Janelas. Além das Igrejas de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora dos Homens Pretos, de São João Batista e de Santana. É dele também o Palácio dos Governadores, hoje Museu Histórico do Estado do Pará.

         Todo esse crescimento aconteceu durante o século XVIII. Antes até do áureo período da borracha, que explode no século seguinte. Mas as marcas são tão profundas que Belém celebra até hoje. É no período da borracha que a imigração italiana se destaca na Amazônia.















              Agradecemos a Secretária de Educação, Profª Nêga, por tornar viável a nossa participação na XV Feira Pan-Amazônica do Livro.

That's all Folks!!!!
See U soon!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário